O que isso faria a prática? A interpretação "DiNoia" afirma, com base nas novas e ainda desconhecidas disposições sobre o Motu Proprio, que a missa tradicional deve acontecer apenas nas comunidades paroquiais e onde há um grupo estável. Ok, é exatamente isso que diz o Summorum Pontificum! Mas se você pode fazer na paróquia, por que não num santuário, numa basílica ou no encerramento de um grande evento? Mistério...
Catedral anglicana de York |
Outro evento que causará alegria ao mundo ligado ao Motu Proprio é a primeira missa tradicional em York, na catedral. A missa acontecerá pela gentileza do arcebispo anglicano de York e seu deão que emprestarão a catedral (que era católica e foi roubada pela realeza inglesa) de York para o evento. Ou seja, nesta catedral anglicana certamente não há grupo estável de fiéis que querem a missa tradicional, e por isso o evento seria, segundo as novas disposições sobre o Motu Proprio, ilegal.
Para nossa sorte os bispos brasileiros não estão muito ligados com os acontecimentos do orbe tradicionalista internacional, por isso o estrago feito pelo Efeito DiNoia podem acabar restritos apenas aos EUA e europa. Mesmo assim é uma pena.