terça-feira, 3 de maio de 2011

Foto do Dia

Sacerdote durante uma vigília de oração pela Beatificação de João Paulo II

Apesar da "leve" distorção nas mãos (que ficaram exageradas, quase maiores que a cabeça) a foto é muito boa. O que será que o jovem padre lê? O breviário ou a liturgia das horas? Vai saber...
A foto com esse céu denso tem uma boa composição.

2 comentários:

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Bem, breviário e liturgia das horas são a mesma coisa. O breviário é o livro que contém os ofícios pelos quais se celebra/recita a liturgia das horas.

Apenas num sentido, digamos, "editorial", são diferentes, por se referirem aos títulos oficiais: Breviarium Romanum, na forma extraordinária, e Liturgia Horarum iuxta Ritum Romanum, na forma ordinária.

De qualquer modo, podemos nos referir ao livro que contém a liturgia das horas moderna como breviário, bem como chamar a recitação do que está contido no breviário antigo de liturgia das horas.

Enfim, ele está lendo a liturgia das horas moderna, pelo que dá para ver pela formatação do texto. Tenho tanto a LH quanto o Breviarium, ambos em latim, e o modo como está disposto o texto é bem distinto (aliás, na forma moderna, o texto, esteticamente, graficamente, é mais bonito do que a antiga).

Danilo disse...

Por "breviário" é claro que eu me referia ao publicado ANTES da reforma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...