sexta-feira, 16 de maio de 2014

Beato Dom Luciano? Na Era do Concílio, por que não!?

Vaticano autoriza processo de beatificação de dom Luciano Mendes
Religioso foi arcebispo da cidade de Mariana durante 18 anos.
Arquidiocese de Mariana vai instituir comissão para comprovar milagres.

(G1 Minas Gerais ) O Vaticano autorizou o início do processo de beatificação e canonização de dom Luciano Mendes de Almeida. Ele foi arcebispo da cidade de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, durante 18 anos.

O religioso atuava principalmente na defesa dos direitos humanos e dos mais pobres. A Arquidiocese de Mariana vai agora instituir uma comissão para comprovar, junto ao Vaticano, os milagres atribuídos a dom Luciano, que morreu em 2006.

Dom Luciano era arcebispo de Mariana quando faleceu, aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi secretário geral (de 1979 a 1986) e presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos.

De origem fluminense, dom Luciano nasceu em 5 de outubro de 1930. Era doutor em filosofia e foi membro do Conselho Permanente da CNBB de 1987 até o ano que morreu. Também atuou na Pontifícia Comissão Justiça e Paz, foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Comissão Episcopal do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome.


***

Dom Luciano Mendes, ex-arcebispo de Mariana, está no caminho da beatificação

Vaticano autoriza abertura do processo de reconhecimento para que ex-arcebispo de Mariana se torne beato. Tribunal eclesiástico será instalado em missa em 27 de agosto


(Estado de Minas / Uai) Mariana, primeira vila, cidade e diocese de Minas, começa a percorrer o longo caminho para ser reconhecido como beato, o homem que trabalhou pelos pobres, na defesa dos direitos humanos e exerceu funções de destaque em instituições nacionais e internacionais. A Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), carioca que viveu 18 anos na cidade e agora se torna Servo de Deus, informou, ontem, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. “Estamos em júbilo com esta grande notícia”, disse, ontem, dom Geraldo, explicando que os católicos já podem se dirigir a dom Luciano,  pedindo as graças de Deus.

Para dar início ao processo de beatificação do ex-arcebispo de Mariana, que antecede o de canonização, ou se tornar santo, a arquidiocese instalará o tribunal eclesiástico durante missa solene que será celebrada em 27 de agosto, na Catedral da Sé, lembrando a data em que ele morreu, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. No tribunal, poderão ser ouvidos os depoimentos de pessoas que obtiveram milagres pela intercessão de dom Luciano, que está enterrado na cripta, e recolhidos documentos, além de outras providências. Por enquanto, não foi decidido o nome do postulador ou advogado da causa.

O comunicado da Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, chegou a Mariana na terça-feira, quando se completaram 170 anos do nascimento de Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875), o Servo de Deus dom Viçoso –também enterrado na cripta da Catedral da Sé e em processo de beatificação – a quem dom Luciano rezara, pedindo a intercessão, para o restabelecimento depois de grave acidente de carro. A causa da beatificação tem apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em assembleia, neste mês, em Aparecida (SP), mais de 300 bispos aprovaram, por unanimidade, moção nesse sentido, tendo em vista a vida santa do ex-arcebispo de Mariana.

Luciano Pedro Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro e era filho de Cândido Mendes de Almeida e de Emília Mello Vieira Mendes de Almeida. Jovem, ingressou na Companhia de Jesu, e estudou filosofia em Nova Friburgo (RJ). Em Roma, estudou teologia, doutorado em filosofia. Ordenou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (1976). Entre as inúmeras funções, se destacam o trabalho na CNBB, como secretário-geral (1979/1987), e a presidência  (1988/1995), além de membro da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz (1992 a 2006).

3 comentários:

Anônimo disse...

Unanimidade? Alguém sabe dizer se Dom Rifan estava lá?

Marcio disse...

Não entendi essa de quererem canonizar D Luciano, mesmo com aprovação de 300 bispos, pois pelo menos sua direção estaria aparelhada pelo PT ao qual nunca confronta, inclusive hoje estarmos sob as patas dos marxistas e não dar um sequer pio contra essa situação; salvo engano, D Luciano era socialista e a favor da "democratização" do Brasil - termo que na linguagem socialista significa comuno-socialismo.
Ele é também muito elogiado em sites da esquerdista TL, o quanto me bastaria; aprovou a "BIBLIA. EDIÇÃO PASTORAL", da Editora (Socialista) Paulus, Ivo Storniolo/Euclides Balancin que, segundo o grande exegeta D Estêvão Bettencourt, é irrecomendável para católicos, explicando o porque dessas restrições pela socialização do conteúdo bíblico, em especial nas explicações no roda-pé, a meu ver, com toda razão.
Um trechinho abaixo de um desses sites:
A Igreja de nossos dias precisa de Bispos da linha de Dom Luciano, Dom Hélder Câmara, Dom Oscar Romero, Dom Pedro Casaldáliga D Evaristo Arns, D Thomaz Balduíno, entre outros. Foi uma geração de Bispos que compreenderam o evento Vaticano II e procuraram colocá-lo em prática. Estes homens foram profetas (Dom Pedro Casaldáliga ainda está entre nós). Foram profetas porque se deixaram guiar pelo Espírito que sopra onde quer.
Não seriam guiados pelo "espírito de porco", o mesmo que "ilumina" os comunistas que se disfarçam de defensores dos pobres, os quais por detrás são tidos por eles como os "idiotas-uteis"??

Danilo disse...

Sim, Dom Rifan estava lá como deixou claro numa postagem do seu blog. Cito apenas:
"De hoje até 9 de maio, acontece em Aparecida a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual estou presente com os outros irmãos no episcopado, demonstrando a nossa comunhão eclesial efetiva e afetiva. Que todos os católicos rezem, pois o bom fruto da Assembleia é do interesse de todos!"
http://domfernandorifan.blogspot.com.br/2014/04/a-cnbb_30.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...