sexta-feira, 16 de maio de 2014

(Des)Caminho de Santiago - Arquidiocese de Compostela promove sincretismo

De 09 a 13 de maio foi promovido na Espanha uma semana sobre a cultura japonesa. O evento percorreu toda a cidade apresentando a comida típica, a cultura, artes plásticas, etc.

No último dia 13, domingo de NSa de Fátima, as celebrações do Japão na Espanha adentraram a catedral de Santiago de Compostela. Não se tratou de uma mostra cultural dentro de um templo católico, como é costume na Europa, mas de uma apresentação real de cerimônias xintoístas dentro do templo cristão. Chamada de "Espírito do Japão", o acontecimento teve lugar na nave da catedral em frente ao altar mor, onde monges e sacerdotes dessa religião oriental desfilavam com suas danças rituais, cânticos sagrados e instrumentos rituais, como podemos observar nas fotos abaixo.

Segundo informações de Giuseppe Nardi publicado em "Katholisches.info", uma missa era celebrada na capela lateral da catedral simultaneamente ao evento "espiritual".
















Abertura aos não cristãos

Como destacou o texto de Nardi, o site da arquidiocese não informou oficialmente a presença dos sacerdotes japoneses, mas seria impossível um evento desse tamanho acontecer sem prévia autorização do responsável pela igreja central e do próprio arcebispo.

Recentemente a Arquidiocese afirmou que a Credencial do Peregrino, documento oficial para aqueles que percorrem o caminho de Santigado de Compostela, poderá ser emitida para qualquer pessoa, independentemente da religião.

Com informações de Katholisches.info.

Um comentário:

Bruno Luís Santana disse...

São Francisco Xavier era espanhol e converteu inúmeros no Japão. É a vingança dos bonzos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...