sexta-feira, 23 de maio de 2014

O perfil oposto de dois prelados - Cardeal Íñiguez e Erwin Krautler

(Do blog Fratres in Unum) - Na opinião do bispo missionário austríaco de tendência esquerdista, Dom Erwin Kräutler, rezar pelas vocações ao sacerdócio é como águas passadas. Esse teria sido o “conceito” de Bento XVI.

(Da ACI digital) No domingo, 8 de junho, dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, 48 diáconos do Seminário Maior de Guadalajara serão ordenados sacerdotes, um recorde para a Igreja no México e no mundo.

***


Dom Erwin Krautler (tenho certeza que detesta que se use o "Dom") é prelado do Xingu, no Pará. Sua prelazia conta com um território enorme e grandes desafios estruturais e humanos, além de sofrer com a chamada violência do campo, que é a disputa sobre terras. A prelazia, que tem 80 anos de existência, conta com pouco mais de 25 sacerdotes, religiosos e diocesanos, para atender a 12 paróquias e 800 comunidades.

Dom Erwin é de esquerda, nunca escondeu isso. Ele acredita, como deixou claro em entrevista recente, que a Igreja deve tornar o celibato opcional ou, para usar um termo que ele criou, deve "desvincular a Eucaristia do celibato". Com isso, segundo Dom Erwin, poderíamos resolver o problema da "falta de Eucaristia" nas comunidades. Não é preciso rezar, pedir a Deus que manda pastores para o Seu rebanho. Não! É preciso mudar as estruturas fundamentais da Igreja latina, revolver o solo do celibato e a partir daí brotarão novas vocações - viri probat - para a uma nova Igreja. Esse é o teorema Krautler, bem parecido com o teorema Kasper, que foca na mudança estrutural e dogmática da Igreja sobre os divorciados recasados e a Eucaristia. No fundo os dois teoremas se tocam, são muito parecidos.

Com uma ideia totalmente diferente temos o Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, agora arcebispo emérito de Guadalajara, México. O cardeal, e seu sucessor imediato, o também cardeal José Francisco Robles Ortega, acreditam na força do seminário formador, na oração pelas vocações e no celibato - pasmem! - dos sacerdotes.

O teorema Krautler parece não fazer sentido em Guadalajara. A arquidiocese mexicana ordenará, só este ano, quase 50 novos padres. Jovens que entregaram sem reservas as suas vidas a Cristo através da vocação sacerdotal, servindo a Deus e aos irmãos. Em 2013 ordenou 39 sacerdotes, em 2012 foram 44.




Vários neo-sacerdotes todos os anos. A receita do sucesso é perseverar na oração.

O sucesso de Guadalajara se deve sem dúvida à generosidade do arcebispo emérito e ao seu zelo na formação sacerdotal. Dom Sandoval Íñiguez não perdeu tempo questionando a disciplina da Igreja ou tentando mudá-la para maquiar fracassos pastorais, mas procurava fomentar vocações.

Para Dom Erwin a escassez de sacerdotes não é culpa sua, enquanto bispo e pastor, mas do Direito Canônico. O constante envolvimento ideológico dos sacerdotes do Xingu, a politização da prelazia e o enfraquecimento do sacerdócio, reduzindo o papel do padre a um mero "agente social" para ajuda humanitária, tudo isso, segundo Dom Erwin, não contribuiu para o insucesso vocacional no Xingu. Não! A culpa deve ser mesmo do celibato.

Seminaristas de batina! Grupo que receberá o diaconato. 
Dom Erwin não reza por vocações. Dom Sandoval Íñiguez rezava por elas constantemente.
Dom Erwin acredita na "opção pelos pobres". Dom Sandoval Íñiguez permitiu missas tridentinas em sua catedral, encarregou a FSSP com vários apostolados na diocese, formou seus seminaristas com batina.

Dom Erwin não tem padres. Dom Sandoval Íñiguez tem vários deles, inclusive como missionários.

Um comentário:

Paulo disse...

Se a ideia de D Erwin prevalecer, dentro em breve teremos os chamados "padres progressistas", exímios mestre em "teologia" marxista, em que o verdadeiro Senhor Deus é deixado de lado, postando em seu lugar quantos deuses há que as ideologias fabriquem, e não é difícil.
Outro fruto das ideias de D Erwin, é o número de "sacerdotes" como pastores protestantes, como a quase absoluta maioria transformou suas igrejas em centro de curas e expulsão(?) de Satanás, pontos de venda de milagres, basta pagar e o cliente será(?) atendido - eles deveriam serem os primeiros a serem expulsos - ou centro espíritas disfarçados de igrejas, por sinal, relativistas sedizentes evangélicas; mais precisamente D Erwin poderá ser um papável da DITADURA DO RELATIVISMO, tendo todas as qualidades!
Bem que N Senhora em Quito, La Salette etc. nos preveniu de como comportariam certos membros da hierarquia: ajuntando-se aos inimigos de Deus e da Igreja!
Satã lhe agradecerá oportunamente pelos préstimos à sua causa, se não se converter!
Já se filiou ao PT, de carteirinha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...