sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pot-Pourri da Batina. Para quem ainda não entendeu o significado da batina e seu lugar na Igreja



Recebi alguns comentários e alguns e-mails sobre a postagem da ausência da batina do Papa em recente missa de pentecostes.

A grande síntese desses comentários é a seguinte:

Que coisa mais sem pé nem cabeça julgar o Papa por não usar a batina! Ele tem uma mensagem de paz e amor, vocês são maldosos e vão para o inferno porque ficam como fariseus apontando para falta de um pedaço de pano! Vocês são inquisidores, tem saudade da Idade média...

Ou ainda coisas mais "amáveis":

Precisamos parar com isso irmãos, precisamos nos concentrar no amor de Jesus, todo o resto não interessa, não podemos ficar apegados a tradições que não falam do amor de Deus...

Muitos desses comentários - e foram muitos - não foram publicados porque não acrescentam nada ao assunto. Pelo contrário, mostram o nível cada vez mais infantil, desinformado, ou melhor, deformado dos leigos brasileiros. Somos - e aqui faço uma enorme generalização - uma porção não só de incultos, mas de "católicos 10%", ou seja, católicos que só conhecem 10% daquilo que é a Igreja, quando muito. Duro? Cruel com o leitor? Talvez sim, mas não mudamos a realidade cobrindo o sol com a peneira.

No próprio texto da postagem original já antevia as reações apaixonadas daqueles que não ligam para nada e subestimam toda e qualquer tradição da Igreja. Para ajudar trago alguns vídeos sobre a batina e a sua importância tanto para o sacerdote quanto para o leigo (o leigo também se beneficia da batina).
Começo com os videos curtos.



Pe. Demétrio: Como é bom um padre vestido de Padre!


O vídeo abaixo é o que você deve assistir se não tiver tempo (!) para assistir aos outros vídeos que selecionei neste postagem. Embora o clergyman seja permitido pela legislação da Igreja,  Pe. Paulo Ricardo explica a diferença capital entre este e a batina. Você deve assistir.



E aqui um vídeo longo com uma explicação mais profunda sobre as normas da Igreja, com base no Direito Canônico. Nele, Pe. Paulo Ricardo narra a luta para que o clero brasileiro e a CNBB entendessem a lei da Igreja a respeito da batina, embora a esmagadora maioria dos padres e bispos a descumpram. A parte do Pe. Paulo vai até os 24 minutos, depois o vídeo tem uma colagem de outros vídeos sobre o assunto, alguns deles estão inclusive acima.



Espero que ajude a esclarecer aos vários católicos, alguns deles "praticantes", que acham tão superficial e desnecessário esse debate. Ele tem uma base doutrinal e canônica, e um uso espiritual e prático.

A humildade do Papa Francisco, característica pela qual ele é tão amado, não o coloca acima da lei da Igreja. Pelo contrário, ela o obriga a ser o primeiro a obedecê-la! Como fizeram todos os seus santos predecessores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...