quinta-feira, 12 de junho de 2014

Impressionante peregrinação de leigos e religiosos da Igreja Ortodoxa Russa

A cada ano, em junho, mais de 10 mil pessoas vindas das mais remotas partes da Rússia e do exterior se concentram numa caminhada de 180 km partindo da catedral de Kirov e percorrendo diversas vilas e lugarejos como Makarye, Bobino, Zagarye, Monastyrskoe e Gorohovo, até chegar à Velikoretskiy.

De acordo com a história local, um precioso ícone de São Nicolau, um santo muito popular entre os eslavos, apareceu a um camponês no século XIV e começou a operar curas milagrosas. Desde então milhares de peregrinos vinham de todas as partes da Rússia para rezar diante da imagem. No século seguinte, com medo das tribos bárbaras que assolavam o território da atual Rússia, os cristãos da época mudaram o ícone para outra cidade, mas prometeram que uma vez por ano trariam o ícone milagroso ao local onde havia aparecido. Daí surge a peregrinação.

Lama, terreno acidentado, calor, nada disso importa aos milhares de peregrinos. A maioria deles são jovens que nasceram numa Rússia muito mais livre da tirania do regime comunista que seus pais enfrentaram nos anos seguintes à Revolução.

Abaixo colocamos algumas imagens deste impressionante evento.


























4 comentários:

Mauro Luis Detofol disse...

Contudo, são cismáticos, não nos esqueçamos.

Bruno Luís Santana disse...

Sim, são cismáticos, o que mostra a nossa inacreditável indigência. Peçamos a Deus paciência, e unamo-nos em oração com a Igreja, que nas solenidades da Sexta-Feira Santa roga pelos heréticos e cismáticos para que abandonem suas heresias e seus cismas e voltem ao aprisco. Não nos deixemos iludir com o incenso russo, nem com suas liturgias, pois antes do tsunami que se abateu sobre a Igreja era tudo aparentemente muito correto, só que as mentes, os corações já estavam apodrecidos, mesmo enquanto rezavam Missas Pontificais, enquanto eram regidos por um Direito Canônico saudável, e quando a Igreja era realmente influente...

Anônimo disse...

Um espetaculo digno das paradas militares Soviéticas Kamarada! Luis Augusto

Anônimo disse...

Por acaso encontrei fotos de uma Procissão de Corpus Christi na Rússia, aparentemente no ano de 2011. Ah, é uma procissão católica. https://www.flickr.com/photos/faltar/sets/72157627446997923
Nevski Prospect é uma avenida em São Petersburgo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...