terça-feira, 15 de julho de 2014

Misteriosa renúncia do bispo de Karaganda. Caminho aberto para Dom Athanasius Schneider?

O boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje, 15, que o Santo Padre aceitou a renúncia de Dom Janusz Wiesław Kaleta (foto), bispo de Karaganda, no Cazaquistão. A decisão se deu com base no § 2 do cânone 401, que trata da renúncia ou remoção de um bispo por problemas graves que impedem o governo pastoral da diocese, normalmente, mas não unicamente, referindo-se a problemas de saúde do prelado. Dom Wiesław Kaleta tem apenas 49 anos e está bem longe da idade de aposentadoria, normalmente aos 75 anos. O antecessor de Kaleta, Dom Jan Paweł Lenga, também renunciou bem antes da idade, com 60 anos. A diocese conta com dois bispos eméritos com menos de 65 anos.

Como muitos leitores devem saber, a diocese de Karaganda é a diocese natal de Mons. Athanasius Schneider, que dispensa apresentações. Mons Scheneider foi o responsável pela construção da belíssima catedral da diocese, onde atuou como bispo auxiliar até ser transferido para a arquidiocese de Astana, na capital, também como auxiliar.

A Igreja no Cazaquistão vem florescendo depois de viver anos sob o regime comunista. Mons Athanasius é um dos poucos bispos do país, que conta com uma arquidiocese (Astana), duas dioceses (Karaganda, Santíssima Trindade em Almaty) e uma administração apostólica em Atyrau. Todos os bispos do Cazaquistão são estrangeiros, pois o clero nativo ainda é pouco numeroso.

Embora não seja prudente ou mesmo recomendável, estamos rezando para que o bom bispo, que até hoje permanece inexplicavelmente como um bispo auxiliar, possa se tornar o próximo ordinário de Karaganda. Ele conhece o povo, o clero e já fez muito pela diocese, nada mais natural. Entretanto sabemos que esse não é um bom momento para as nomeações ligadas ao universo tradicional... De qualquer forma rezemos por Dom Athanasius e pelo bispo Kaleta que misteriosamente se retira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se Dom Schneider assumir essa diocese (pequena) no fim do mundo, não será bom. Ficará adstrito a suas atividades pastorais diocesanas e não poderá mais percorrer o mundo ordenando padres no rito tradicional.

Anônimo disse...

Meu sonho era ver dom Schneider Arcebispo de Moscou e cardeal...

Pedro Pelogia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...