domingo, 13 de março de 2011

Consequencias do "Efeito DiNoia"

Como registramos anteriormente, a interpretação dada pelo secretario da congregação para o culto divino, Dom DiNoia, abre um perigoso precedente de marginalização das missas na forma extraordinária, praticamente privando-as da luz do dia, de aparecerem em grandes eventos eclesiais.

O que isso faria a prática? A interpretação "DiNoia" afirma, com base nas novas e ainda desconhecidas disposições sobre o Motu Proprio, que a missa tradicional deve acontecer apenas nas comunidades paroquiais e onde há um grupo estável. Ok, é exatamente isso que diz o Summorum Pontificum! Mas se você pode fazer na paróquia, por que não num santuário, numa basílica ou no encerramento de um grande evento? Mistério...

Catedral anglicana de York
Na prática as missas que vimos na Jornada Mundial da Juventude na Austrália, por exemplo, não podem mais acontecer. As missas nas peregrinações de Paris, também não. Até a missa que Dom Rifan celebrou no Congresso Eucarístico não poderia ter acontecido porque ela estava fora de um contexto de paroquia-grupo estável.

Outro evento que causará alegria ao mundo ligado ao Motu Proprio é a primeira missa tradicional em York, na catedral. A missa acontecerá pela gentileza do arcebispo anglicano de York e seu deão que emprestarão a catedral (que era católica e foi roubada pela realeza inglesa) de York para o evento. Ou seja, nesta catedral anglicana certamente não há grupo estável de fiéis que querem a missa tradicional, e por isso o evento seria, segundo as novas disposições sobre o Motu Proprio, ilegal.

Para nossa sorte os bispos brasileiros não estão muito ligados com os acontecimentos do orbe tradicionalista internacional, por isso o estrago feito pelo Efeito DiNoia podem acabar restritos apenas aos EUA e europa. Mesmo assim é uma pena.

3 comentários:

Bruno Luís Santana disse...

Mais tribulações?
Bem
Quem disse que seria fácil?

Aproveitando o ensejo, convido a todos que dêem uma olhada em meu blog, pois estou colocando alguns temas bem pertinentes, nesta época de quaresma:

http://regisaeculorumimmortali.wordpress.com/

Os bispos brasileiros PARECEM desligados, mas será mesmo que estão? Veremos, veremos...

Renato disse...

Muito revelador essa sua postagem!

Será que vem mais perseguição aos católicos fiéis a Sã Doutrina?

E se esses "novos ajustes" no Moto Proprio acontecer, é muito preocupante e bem revelador em saber que o clero modernista já tem contato com ele!

Veremos como isso vai acabar.

E REZEMOS MUITO!

Anônimo disse...

Questo Di Noia è proprio noioso, e ci fa dormire e non leggere con atenzione il Motu Proprio che dice nell'art. 7, § 3º:
O pároco permita também aos fiéis e sacerdotes que o solicitem a celebração nesta forma extraordinária em circunstâncias particulares, como matrimônios, exéquias ou celebrações ocasionais, como por exemplo as peregrinações.

Essas coisinhas não são dignas de serem citadas.
Cuidemos de não fazer propaganda destas tentativas de bloquear a atuação do Motu Proprio.
Divulgue isto: http://www.newliturgicalmovement.org/2011/03/pontifical-mass-at-altar-of-chair-of-st.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+TheNewLiturgicalMovement+%28The+New+Liturgical+Movement%29

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...