segunda-feira, 21 de março de 2011

Novos Movimentos x Velhas Ideologias

Manifestações a favor e contra a nomeação do Vigário Apostólico em Sucumbíos

A cidade de Nueva Loja viveu ontem um domingo incomum depois que dois grupos de mobilização em torno da presença da congregação [sic] dos Arautos do Evangelho em Sucumbíos. Os fiéis dos novos movimentos eclesiais, como a Renovação Carismática, marchavam a favor do novo administrador do Vicariato Apostólico de San Miguel de Sucumbíos, o Padre Rafael Ibarguren, e da congregação a que pertence, os Arautos do Evangelho. Por seu lado, os movimentos sociais que fazem parte da Igreja de Sucumbíos (ISAMIS) manifestaram a sua oposição.

A chamada Marcha Branca, em apoio dos Arautos do Evangelho passou pelas principais ruas da cidade e se reuniu na altura da Federação de Esportes de Sucumbíos, que terminou com uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Ibarguren , que sucedeu Mons Gonzalo López, da ordem dos Carmelitas Descalços, no trabalho pastoral.

Enquanto isso, a concentração convocada por aqueles que se opõem à presença dos Arautos na província se encontrou no parque central da cidade. Lá, ela viu uma atmosfera de festa cultural e de apoio ao trabalho da Rádio Sucumbíos, que os líderes sociais acreditam estar ameaçado pela congregação dos Arautos do Evangelho.

Contudo, os trabalhadores da estação estão preocupados porque a administração da igreja deu sinal verde a - demitindo - Joseph Canar, um dos trabalhadores. O nervosismo sobre a demissão de mais funcionários aumenta entre os trabalhadores da rádio.
(...)

A passeata em apoio dos Arautos conseguiu apoio do setor urbano, que veio em uma caravana de carros e motos, vestida de branco, com cartazes contendo mensagens para os Arautos. Como a concentração de camponeses e indígenas da oposição veio andando por conta própria, após a manifestação improvisam uma marcha até a sede da Rádio Sucumbíos, que advertiram que não permitirão que se altere a linha de trabalho social na estação pertence ao Vicariato de Sucumbíos.

Por seu lado, Xabier Pikaza afirmou no seu blog Religion Digital que o Papa tinha retrocedido, anulando a nomeação do P. Ibarguren e nomeando como delegado pontifício para a prelazia o secretário da Conferência Episcopal do Equador.

Fonte: InfoCatólica

6 comentários:

vinícius disse...

Desculpa, mas achei a reportagem um tanto quanto confusa. Explique quem são os personagens e o contexto...por que eles têm um administrador apostólico?

Anônimo disse...

http://arautos.org/noticias/24750/Trabalho-dos-Arautos-do-Evangelho-em-Sucumbios--Equador--ganha-apoio-massivo-em-marcha-realizada-ontem.html

tá ai um lado da historia....

Anônimo disse...

saiu essa matéria na revista arautos em dezembro.... ta o link ae....:

http://revista.arautos.org.br/RAE-108-07-Sacerdote-arauto-e-nomeado-administrados-Apostolico-no-Equador.asp?title=Sacerdote arauto é nomeado Administrador Apostólico no Equador

Anônimo disse...

http://www.arautos.org/tv/interna.html?title=Sucumb%C3%ADos+-+Marcha+pela+paz



mais um video!

Anônimo disse...

Apenas uma correção!
A marcha pedindo a saída dos Arautos foi feita no dia 08 de Março, e o motivo da concentração das 300 pessoas que participaram da movimentação não foi Arautos, mas sim o dia internacional da mulher. Usaram tal fato para fazer o protesto.
A marcha em favor dos Arautos foi feita pela Paz na igreja em Sucumbios. esta reuniu alguns milhares.
Quanto a nomeação do Delegado Apostolico, este foi colocado em Sucumbios para fazer o diálogo com o governo, pois o presidente Correa (comunista) está criando um caso. Mas os Arautos ficam em Sucumbios!

Alberto disse...

Las fotos hablan por si. Está demostrado que no es la población, no son los grupos cristianos ni las organizaciones sociales de esa provincia que insisten en la salida de los padres Heraldos, esto es mentira, se trata de un grupito de gente con otros intereses que se mueven para esto. La población entera Sí quieren al Papa y a los Heraldos, esto se demostró en la marcha multitudinaria que hubo el fin de semana, donde se reunieron más de ocho mil personas (Nunca antes visto algo así en Sucumbíos) en cambio estas personas eran apenas unas noventa y además fue testificado por algunos medios que algunos de estos pobres campesinos, no supieron para qué fueron convocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...