domingo, 20 de março de 2011

Vassula Ryden Excomungada

Declaração do Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico sobre Vassula Ryden

Fonte: Ecclesia
Destaques: Blogonicus

A Igreja Ortodoxa, seguindo estritamente o exemplo e o ensino luminosos dos Santos Apóstolos, o ensino dos Pais da Igreja que sucederam estes Apóstolos, e as decisões divinamente inspiradas dos Sínodos Ecumênicos, resguarda como uma pérola valiosa a fé da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica a qual é vivenciada por todos os cristãos através da participação nos Sacramentos e toda a vida espiritual do divinamente fundado corpo eclesiástico.

Portanto, são rejeitados sempre como uma inovação inaceitável, quaisquer movimentos ou tensões geradas, pessoais ou coletivas, em menosprezo ou ruptura com os dogmas da fé e vida cristã ortodoxa dentro da Igreja como único caminho para a salvação de nossas almas, especialmente as auto-proclamadas personalidades “supostamente carismáticas”.

Vassula Ryden já não pode
se denominar "ortodoxa".
Excomungada!
Neste espírito, e para a proteção benéfica da plenitude dos fiéis ortodoxos em face de uma perigosa confusão espiritual, ao não perceberem bem as questões nas quais há risco de ilusão, expulsamos da Igreja Mãe, Vasiliki Paraskevis Pentaki-Ryden, conhecida como “Vassula”, e sua organização fundada sob o título “Verdadeira Vida em Deus” (True Life in God) que precipitada e frivolamente prega ensinos baseados no suposto “diálogo direto entre ela (Vassula) e o Fundador da Igreja, Jesus Cristo, Nosso Senhor”; assim como (expulsamos) os que foram conquistados por ela e os apoiadores do «Verdadeira Vida em Cristo», que escandaliza a mentalidade ortodoxa dos crentes piedosos e se desvia voluntariamente dos ensinos da Igreja, dados por Deus.

Assim, convocamos todos os proponentes destas inovações inaceitáveis e os apoiadores que as mantêm, os quais a partir de agora não são mais aceitos na comunhão eclesiástica, não somente a não estarem envolvidos no trabalho pastoral da sua Santa Metrópole local, mas também a não pregarem os ensinos novos, para que se evitem as devidas sanções de acordo com os Santos Cânones.

Expressamos, finalmente, a profunda tristeza do Patriarcado Ecumênico a respeito dos atos de nove membros do clero da Igreja Ortodoxa - felizmente são poucos - que se descobriu estarem em diálogos com a dita “Vassula” e lhe concederam um “certificado de Ortodoxia”.

No Patriarcado, 16 de março de 2011
do Secretário-Chefe do Santo e Sagrado Sínodo

Texto original: Site do Patriarcado Ecumênico
Traduzido do inglês, no site: Mystagogy
por Fábio L. Leite.

***

Parece que agora Vassula está livre para enganar apenas os católicos romanos que, estupidamente, acham que a excomunhão é um instrumento do passado ou algo reservado (com carinho) apenas para os tradicionalistas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ela defendia o Papa. Os ortodoxos levantaram bandeira negra em sinal de protesto contra a visita do Papa, que consideram "o grande herege". Era de se esperar que não aceitassem Vassula que chama todos a respeitarem o Papa Católico. Ainda bem que a excomunhão dos Ordotoxos não tem lá muito valor, pois eles mesmos se auto excomngaram da verdadeira Igreja de Cristo que é a Católica, com o Papa.

Anônimo disse...

Esta é uma provação permitida por Deus. Um dia vassula será reconhecida pela Igreja. Os servos especiais de Deus sofrem todo tipo de provação para destruição de suas missões na Terra, mas por fim o Espírito Santo sempre triunfa

Junior disse...

Isso é ótimo, para não propagar heresias de união com os heréticos francos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...