terça-feira, 19 de abril de 2011

Foto do Dia - Russos, novamente




Já tive a oportunidade de publicamente reconhecer o valor da fotografia do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado (Ortodoxo) de Moscou (fala sério, pra que um nome tão grande!?). As imagens são sempre ótimas, cristalinas, bem iluminadas e com uma composição ímpar.
A liturgia ortodoxa celebrou no último domingo a "Entrada de Jesus em Jerusalém", o domingo de ramos deles. Os ortodoxos não tem um costume de procissão nesta data, normalmente as procissões ortodoxas são por ocasião de algum santo ou em honra a algum mártir.
De qualquer forma, com procissão ou não, com ramos ou não, as fotos são mais uma vez excelentes e transmitem o esplendor litúrgico.

A captura da luz no turibulo foi muito interessante e adiciona um bom elemento a imagem.


A composição obedece uma regra simples na fotografia e que deve ser observada sempre - simetria.  O objeto da imagem (o bispo) fica no centro da imagem dividindo-a em duas partes simétricas. Normalmente não se usa a centralização do assunto, mas nesse caso ela é quase obrigatória. A imagem está um pouco "branca" demais, mas tudo bem.

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Danilo:
boa tarde!

As fotos realmente são lindas.
Mas hoje tive uma dúvida e gostaria de exclarecer, caso seja possível.
Na liturgia Ortodoxa, porque usam o verde neste dia? E é um verde lindíssimo!!!!!!

grato

Danilo disse...

Jairo
Não conheço o calendário russo. Desconfio (e isso é só uma hipótese) que o domingo em questão não faça parte das celebrações da semana santa e seja uma espécie de último domingo do tempo comum antes da páscoa... ou algo parecido. Mas é puro achismo.
Mas vale frisar que os ortodoxos no geral não usam as cores como nós latinos. Eles usam muito o azul, o vermelho e o amarelo/dourado. Eles também misturam cores na mesma vestimenta.

Kairo Rosa Neves de Oliveira disse...

Pode me passar o link do departamento de relações exteriores do patriarcado?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...