terça-feira, 19 de abril de 2011

Domingo de Ramos por aqui...

Ah! Ah!
O domingo de ramos por aqui foi mais ou menos igual em todas as paróquias. Interessante a imagem abaixo. Vejam, ela é da paróquia S. Dimas cujo pároco é também e por acaso o encarregado da liturgia da diocese. Ele é quem oferece as diretrizes sobre como a missa nas nossas paróquias deve ser.



Acólitos meninos? Quase extintos.
Acólitas? Ok Ok!
Leigos em pseudo-casulas? Ok

Piracicaba vive o creme da decadência litúrgica. Leigos ficam no altar durante o Canon, com suas pseudo-casulas, pseudo-concelebrando as suas liturgias pré-fabricadas.
Não posso dizer que aqui há um caos litúrgico. Rezo para que vire um caos litúrgico porque, se assim fosse, seria melhor. Entenda, Piracicaba cruzou todos os limites do que se poderia chamar de Caos Litúrgico. Aqui há um cataclisma da liturgia.
Temos tudo, absolutamente tudo o que não presta em termos de liturgia. Dança litúrgica? Temos até comissões paroquiais disso. Missa-afro? Em pelo menos cinco paróquias e em novembro isso piora. Missa caipira? Ah, qual é! Aqui é Piracicaba, é só falar porrrrta que vira missa caipira... mas sim, temos também essa variação com estola quadriculadinha, bandeirinhas, gente vestida "a caráter", etc. Missas de cura, missas show? Sim, sim. Missa marxista, ficou mais raro, mas ainda tem. Como disse tem de tudo, um verdadeiro cardápio à la carte.
Boa parte dessas práticas, listadas acima, são estimuladas oficialmente. Fazer o quê? Quem pode, pode. Quem não pode, se contorce gemendo as dores do parto em cada missa. Até quando, até quando Senhor!?

2 comentários:

Rafael Vitola Brodbeck disse...

"Gemendo as dores do parto?" Bem, então estás "em plena comunhão" com a CNBB e sua CF 2011! hahahaha

Anônimo disse...

Ué Danilo, imagino que você já tenha encaminhado estas informações às esferas superiores (... Roma?) . Nenhuma resposta ainda?
(Fausto)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...