domingo, 10 de abril de 2011

Millingo faz mais um bispo

O novo bispo e seu mestre Milingo. Criador e criatura prontos para apunhalar a Igreja

No meu outro blog eu não pude deixar escapar a comparação entre dois bispos "rebeldes". O primeiro, é claro, foi Dom Lefebvre que consagrou quatro bispos sem mandato do Papa. O segundo é Emmanuel Milingo que também anda fazendo o mesmo.

Mas as comparações param por ai, apenas estão unidos em dois atos da mesma natureza jurídica, mas estão em pólos tão distintos quanto o céu e o inferno.

Dom Lefebvre consagrou bispos para que fizessem sobreviver aquilo que ele próprio havia recebido. Hoje a Fraternidade dá frutos diretos (os sacerdotes e priorados) e indiretos (a queda da intocabilidade do Concílio Vaticano II).

Já Milingo (que não ouso colocar o prefixo Dom) foi excomungado por envolver-se com uma seita bizarra, por se casar, por consagrar bispos sem mandato, enfim... ele é uma bagunça.

Podemos dizer, de alguma forma, que os bispos da FSSPX foram consagradas para evitar que gente como Milingo, que existem aos milhares dentro da hierarquia, tomasse o poder por completo. A semente da resistência lefebvriana impediu ou ajudou a impedir a derrocada da Igreja.

Neste final de semana Dom Milingo resolveu consagrar mais um bispo, um homem casado, para a sua igrejola que reúne padres que querem ou se casaram de fato.

Como eu disse, gente como Milingo pipoca dentro da Igreja, só que o caso do ex arcebispo de Lukasa é tão bizarro que até o Vaticano foi obrigado a tomar uma posição. Eu já ouvi padres dizendo que a posição da Igreja sobre os divorciados, gays e celibato vai mudar e que "é só uma questão de tempo e paciência" ou que "essa postura atual é insustentável" etc etc.

Por isso a nova igrejola de Milingo cresce. Ela atrai com uma força quase irresistível os milingos ainda dentro da Igreja.
Tanto ovelhas quanto lobos ouvem a voz do seu pastor, só que no caso da igrejola de Milingo é um uivo estéril.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim muitos já começam a mostrar os escândalos de João Paulo II!

http://www.midiasemmascara.org/artigos/religiao/12002-beatificacao-de-joao-paulo-ii-e-cuba-dilema-de-consciencia-para-os-catolicos-cubanos.html

Renato Lima

Anônimo disse...

A Igreja Catolica Carismática, com sede em Belem do Pará, tem Dom Emanuel Millingo como seu patriarca. Já atingiu cinco milhões de fieis catolicos, insatisfeitos com a confissão auricular, com o celibato clerical, com o emprego de crinaças no altar, com a catequese sem a presença dos pais ou responsáveis, com a proibição de ordenação de mulheres. A ICC apoia o Movimento Padres Casados Já fundado por Dom Milngo Ir Alberto www.igrejacatolicacarismatica.org.br
www.igrejacatolicacarismatica.blogspot.com/
capelaniamilitar.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...