quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Canonização do Vaticano II e a Demonização do Pré-Concílio.Ou por que punimos os Franciscanos da Imaculada

Abaixo traduzimos uma postagem do blog Infovaticana que nos apresentou alguns fragmentos de uma alocução do Secretário da Congregação Vaticana para os Religiosos, Dom José Rodríguez Carballo, aos participantes da Reunião de Religiosos da Catalunha.

(InfoVaticana) O Secretário da Congregação para a Vida Consagrada, o franciscano José Rodríguez Carballo, número dois há um ano neste organismo vaticano encarregado da vida religiosa, esteve na Espanha neste final de semana para assistir à reunião da União dos Religiosos da Catalunha.
Nela, Carballo situou como um ponto importante da vida religiosa a fidelidade ao Vaticano II: PAra consagrados o Concílio é um ponto que não pode ser negociado. E afirmou que aqueles que buscam nas reformas do Vaticano II todos os males da vida religiosa "negam a presença do Espírito Santo na Igreja".
Explicou que na Congregação para a Vida Consagrada estão "especialmente preocupados" com este tema: estamos vendo verdadeiros desvios. Sobretudo porque "não poucos institutos dão não só uma formação pré-conciliar, mas também anti-conciliar. Isso não é admissível, é se colocar fora da história. É algo que nos preocupa muito na Congregação".
(...)

Recentemente a Congregação, através do seu "capitão do mato", Frei Fidenzio Volpi, impediu o fundador dos Franciscanos da Imaculada de visitar o túmulo dos próprios pais para celebrar uma missa no seu aniversário. A proibição, que ultrapassou os limites do desprezível, chocou a comunidade de fiéis ligada diretamente aos Franciscanos da Imaculada e foi reproduzida pelo mundo todo, com desprezo, pelos blogs e sites católicos.

Mas o que temos de novo, trazido pelo trecho traduzido acima, não é surpreendente. No aniversário do Vaticano II a Igreja conciliar - para usar um termo famoso - decidiu que é chegada a hora de expurgar a resistência. A iniciativa veio com a eleição de Francisco que procurou de imediato atacar tudo aquilo que transpirava qualquer sinal de "restauração". Nas homilias diárias da Casa Santa Marta e nas inúmeras indiscrições e vazamentos das suas conversas particulares com grupos progressistas, o Papa não se poupou a criticar ou mesmo desdenhar dos católicos mais tradicionais, com suas piedades "pelagianas" e sua "modas litúrgicas".

A vida religiosa tradicional, no final do pontificado de João Paulo II e durante todo o pontificado de Bento XVI, floresceu. Vocações, conventos cheios e seminários lotados aturdiam bispos e cardeais da "velha guarda" que insistiam em novidades e relaxamentos como forma de atrair vocações. Isso foi demais!

Carballo - nunca é demais notar - foi chefe dos Franciscanos "marrons" e assistiu com a passividade de uma moça do século XIX ao desmoronamento da vida religiosa na Espanha, sua terra natal. Encolhimento de mosteiros, envelhecimentos dos frades franciscanos e uma supreendente - ou nem tanto - falta de vocações. Em trinta aos, ou talvez menos, a Espanha não terá mais religiosos.

Com um currículo mais do que fracassado, surpreendentemente foi chamado a Roma por Francisco, sua primeira nomeação como Papa, para comandar a vida de milhares de ordens no mundo todo. Que tipo de Pogrom poderia impor Carballo?

A família dos Franciscanos da Imaculada congrega em si toda a mensagem que, supostamente, o Papa Francisco quer passar ao mundo - humildade, serviço, desprendimento, caridade, espírito de missão, fidelidade e oração. Entretanto, e esse é um daqueles paradoxos que só a Igreja conciliar consegue sustentar, estão sendo furiosamente perseguidos com a ciência e anuência de Francisco.

Alguns católicos, com boa intenção ou simplesmente dopados, argumentam que Francisco não sabe em detalhes da perseguição e das injustiças diárias que os Franciscanos da Imaculada vem sofrendo. Tal argumento é absurdo! Sabemos pelas fofocas sobre o dia a dia do Papa que ele é muito bem informado. A deplorável intervenção nos Franciscanos da Imaculada já foi noticiada em todos os meios possíveis, sobretudo pelo trabalho de alguns historiadores e vaticanistas italianos e espanhóis. Apelar para a Santa Ignorância é no mínimo ridículo.

Os filhos da Imaculada tiveram algumas das suas principais Igrejas de apostolado na Itália fechadas, sua livraria foi encerrada, seus líderes despachados para diversos cantos do mundo e proibidos de falar, o padre fundador colocado em custódia, seus bens confiscados, suas freiras abandonadas aos padres diocesanos, os leigos totalmente perdidos. Impossível não comparar com a intervenção nos Legionários de Cristo, que foi "água com açúcar" para punir vários padres ligados ao desgraçado Pe. Maciel e que no final não puniu ninguém. Os Legionários não sofreram um décimo do que os Franciscanos vem sofrendo. É claro que os Franciscanos não contavam com a proteção indulgente do Papa Sodano...

Neste ano da canonização do Concílio devemos esperar ainda mais. Como disse Carballo, "não poucos institutos dão não só uma formação pré-conciliar, mas também ante-conciliar. Isso não é admissível". Esperamos, portanto, intervenções em outras comunidades para "ajustá-las" aos padrões conciliares. O próximo passo, desconfio, será colocar os institutos beneditinos "Ecclesia Dei" aos cuidados da Congregação de Carballo.

Ao final o Imaculado Coração triunfará, mas até lá muitas espadas ainda transpassarão o amável coração da SSma. Virgem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Podemos constatar que o bispo dom Richard Williamson não cometeu exagero em berrar no mundo contra a possibilidade de acordo prático entre a FSSPX e o Vaticano diáfano e bem portado de Bento XVI. Quem dentre os reles mortais poderia prever naqueles dias o "raio em céu sereno", a renúncia do Papa alemão? Tivesse assinado o acordo, a FSSPX estaria agora sob as ordens de Carballo, Avis e Francisco...
Pedro Pelogia

Anônimo disse...

A FSSPX é uma seita sedevacantista jamais vão querer estar com a Igreja seja lá quem for o Papa
Luis Augusto

Anônimo disse...

Luis Augusto se diz a favor do adultério em um comentário, e em outro acusa a FSSPX de ser uma seita sedevacantista. Interessante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...