terça-feira, 15 de julho de 2014

Entrevista de Scalfari (2013) volta a fazer parte do Magistério Oficioso do Papa Francisco

Em novembro de 2013, algumas semanas depois de publicada uma entrevista do Papa Francisco ao jornalista Eugenio Scalfari no jornal La Repubblica, o Vaticano, que havia disponibilizado o disputado texto no website oficial da Santa Sé, o removia da página com a seguinte observação do Pe. Lombardi.

"A entrevista é confiável de um modo geral, mas não em avaliações individuais: por este motivo, foi decidido não torná-la um texto disponível no site da Santa Sé. Em substância, remover a entrevista a configurou de acordo a natureza desse texto. Houve uma certa ambiguidade e debate sobre o seu valor. A decisão foi tomada pelo Secretário de Estado"

Escrevemos sobre isso aqui no blog.

Muitos criticavam a presença da entrevista ao lado de textos que integravam o magistério do Pontífice ou seus pronunciamentos oficiais. A presença do texto, que tinha sérios problemas com a doutrina católica, no website do Vaticano lhe conferia certa autoridade.

Agora Francisco concedeu outra entrevista a Scalfari, seguindo o mesmo modus operandi da entrevista anterior, sem gravações ou notas, resultando num texto composto apenas da memória do entrevistador sobre as respostas do entrevistado, um texto não menos polêmico.

E qual não foi a surpresa ao vermos que a entrevista de 2013 retornou ao site do Vaticano. A entrevista foi arquivada como discurso, embora o Vaticano negue que se trate das palavras exatas do Papa. Também está no site do Vaticano a primeira relação do Papa Francisco com jornalista ateu Scalfari, uma carta de setembro de 2013.

Parece que neste pontificado vivemos não só tempos de incertezas, mas há uma confusão generalizada sobre o que é e o que não é. Perdemos um primado da certeza, substituindo-o por um primado da dúvida.

**
Obrigado ao leitor Arcipreste Toledo pela dica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não há de que. Conte com minha colaboração no apostolado em defesa da tradição católica.
Oremus pro invicem.
Arcipreste Toledo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...