Enquanto por aqui os maçons conseguem superar a missa católica, na Rússia a solenidade do rito parece conquistar o coração dos fiéis.
"Ai, ai, ai Danilo, você de novo com essa mania de Rússia ortodoxa pra lá, ortodoxos pra cá". Não se preocupem, porque uma conversão à ortodoxia russa ou grega não está nos meus planos. Mas acho importante reconhecer o esplendor litúrgico que há nas gélidas terras dos Gulags, de Dostoiévski e Tolstói.
O vídeo acima nos vem do site norte-americano, The New Liturgical Movement.
A primeira coisa que me chama a atenção é a repetição solene dos gestos, como o sinal da cruz e a tripla genuflexão. A liturgia bizantina, grega ou eslava, é rica em repetições dos gestos. Na verdade, se podemos colocar dessa forma, a liturgia como um todo é uma grande repetição solene e poderíamos ir ainda mais além na nossa reflexão e afirmar que liturgia sem repetição é liturgia sem solenidade e, por isso, sem vida.
O vídeo mostra também que a liturgia pontifical ortodoxa conta com a participação quase exclusiva do bispo e seus diáconos e sub-diáconos. Acho muito importante existir, de fato, diáconos dentro da liturgia e não apenas diáconos de transição.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a juventude do clero e até mesmo do episcopado russo. São muito jovens. Isso se deve, penso eu, a presença e manutenção da preciosa ordem dos acólitos, todos do sexo masculino, que contribuiu para renovar e rejuvenescer a Igreja Ortodoxa Russa. Acólitas matam vocações. Os acólitos ortodoxos se paramentam de forma semelhante aos sub-diáconos, só não possuem estola dobrada ou cruzada sobre a vestimenta.
A cor negra, de luto, domina a liturgia. Como já tive a oportunidade de escrever num comentário recente, os ortodoxos usam a cor litúrgica de forma diferente de nós. Eles variam muito mais e usam cores que para nós são desconhecidas, como o azul e o dourado.
A liturgia em questão foi a de ontem, dia 21, e foi a leitura de todos trechos dos Evangelhos que narram a paixão do Senhor, por isso podemos imaginar que foi uma liturgia muito longa. Outros detalhes: não há bancos, você participa em pé! As velas são mais finas e longas, porque a liturgia é bem longa. É o bispo quem proclama o Evangelho.
Enfim, um belo vídeo que vale ser apreciado com pequenas lágrimas no canto dos olhos quando nós, isolados no terror litúrgico do interior paulista, só podemos nos contentar com vídeos.