quinta-feira, 12 de junho de 2014

Impressionante peregrinação de leigos e religiosos da Igreja Ortodoxa Russa

A cada ano, em junho, mais de 10 mil pessoas vindas das mais remotas partes da Rússia e do exterior se concentram numa caminhada de 180 km partindo da catedral de Kirov e percorrendo diversas vilas e lugarejos como Makarye, Bobino, Zagarye, Monastyrskoe e Gorohovo, até chegar à Velikoretskiy.

De acordo com a história local, um precioso ícone de São Nicolau, um santo muito popular entre os eslavos, apareceu a um camponês no século XIV e começou a operar curas milagrosas. Desde então milhares de peregrinos vinham de todas as partes da Rússia para rezar diante da imagem. No século seguinte, com medo das tribos bárbaras que assolavam o território da atual Rússia, os cristãos da época mudaram o ícone para outra cidade, mas prometeram que uma vez por ano trariam o ícone milagroso ao local onde havia aparecido. Daí surge a peregrinação.

Lama, terreno acidentado, calor, nada disso importa aos milhares de peregrinos. A maioria deles são jovens que nasceram numa Rússia muito mais livre da tirania do regime comunista que seus pais enfrentaram nos anos seguintes à Revolução.

Abaixo colocamos algumas imagens deste impressionante evento.


























3 comentários:

Unknown disse...

Contudo, são cismáticos, não nos esqueçamos.

Bruno Luís Santana disse...

Sim, são cismáticos, o que mostra a nossa inacreditável indigência. Peçamos a Deus paciência, e unamo-nos em oração com a Igreja, que nas solenidades da Sexta-Feira Santa roga pelos heréticos e cismáticos para que abandonem suas heresias e seus cismas e voltem ao aprisco. Não nos deixemos iludir com o incenso russo, nem com suas liturgias, pois antes do tsunami que se abateu sobre a Igreja era tudo aparentemente muito correto, só que as mentes, os corações já estavam apodrecidos, mesmo enquanto rezavam Missas Pontificais, enquanto eram regidos por um Direito Canônico saudável, e quando a Igreja era realmente influente...

Anônimo disse...

Um espetaculo digno das paradas militares Soviéticas Kamarada! Luis Augusto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...