Não é segredo para ninguém a grande perseguição que os franciscanos vem enfrentando nas mãos de Fr. Volpi. As vozes críticas ao tratamento quase soviético a que os franciscanos da imaculada foram submetidos se perguntavam até onde o Papa Francisco estaria informado sobre tal prática. Tornielle responde:
"(...) Em seguida, perguntaram a Francisco sobre os temas mais espinhosos sobre a vida interna do Instituto. Papa Bergoglio se mostrou informadíssimo sobre tudo, seguindo de perto a questão e mostrou seu apreço pelo Fr Volpi, refutando, assim, que as ações do governo do comissário e sua equipe são tomadas sem o seu conhecimento."
Aqui se vê que a linha soviética de intervenção dentro da Ordem é comandada por Volpi e com anuência plena do Papa da Misericórdia.
Chama atenção os frades presentes que, segundo Tornielle, era um grupo composto por estudantes de teologia e filosofia, noviços e alguns formadores. Na imagem que ilustra essa postagem o leitor pode ver bem a figura de um Frade barbudo, o segundo no canto direito; é Fr Angelo Mary Geiger um dos frades dissidentes que, juntamente com Fr Afonso Bruno - nomeado como segundo em comando na congregação - denunciaram o fundador e o capítulo da Ordem ao Vaticano, dando início ao processo inquisitorial.
A presença de apenas "dissidentes" e noviços reforça a linha adotada pelo Vaticano (leia-se Volpi-Francisco) de destruir as vozes da comunidade e seu carisma original. Vários frades foram silenciados e/ou transferidos para diversos cantos do mundo, tendo sua influência sobre a ordem anulada. Como "espaços" devem ser sempre preenchidos, a meia dúzia de dissidentes assumiu o governo da ordem, suas editoras, estações de rádio, seminários e, sobretudo, as contas bancárias.
Muitos leigos ligados ao universo tradicional acusaram de imediato as intenções de transformação da ordem, até então um oásis de vocações e espiritualidade, em mais uma decadente comunidade de religiosos. A nomeação de Frei Fidenzio Volpi foi um sinal indicativo dessa intenção, sendo ele um membro de uma ordem decadente (franciscano capuchinho), estranho ao mundo tradicional. Torinielle informa que cerca de 40 frades pediram desligamento da ordem, a metade era composta de membros com votos temporários. Só isso já nos dá uma dimensão que a reestruturação e adaptação da ordem ao espírito mundano já começou. Tornielle não dá, no seu texto, muita importância para isso, mas num universo de 400 religiosos, 10% de perda na base é muito.
Uma questão sobre a interpretação do Concílio Vaticano II. Francisco voltou a expressar o seu apreço pelo trabalho do Arcebispo Agostino Marchetto, definindo-a como "a melhor hermenêutica" do Concílio. E então ele respondeu à acusação de que o Vaticano só seria um Concílio pastoral que resultou em dano à Igreja. O Papa disse que, embora fosse pastoral, contém elementos doutrinários e é um concílio Católico, reiterando a linha da hermenêutica da reforma na continuidade da Igreja um tema apresentado por Bento XVI em seu discurso à Cúria Romana em dezembro de 2005. Ele então lembrou que todos os concílios causaram alvoroço e reações, porque o diabo "não quer que a Igreja fique mais forte." Ele também disse que devemos ir em frente com uma hermenêutica teológica e não ideológica do Concílio Vaticano II.O que dizer, por exemplo, dos Franciscanos brasileiros que ainda insistem em imprimir e financiar livros de Leonardo Boff, ou das inúmeras irmãs de caridade norte-americanas que suportam o aborto? Ou ainda os Dehonianos brasileiros, uma congregação que abandonou a intenção de formar sacerdotes para formar padres cantores e autores de livros de auto-ajuda? Se não há intervenção, nem mesmo uma única carta de admoestação, presumimos que eles fazem "hermenêutica teológica" do Vaticano II, ou estamos enganados?
Arremata Tornielle:
No final, o Papa cumprimentou pessoalmente todos os presentes. Dois deles expressaram preocupações no tratamento sofrido pelo fundador Stefano Manelli. Um destes dois seminaristas alguns dias após a reunião anunciou sua decisão de deixar o noviciado, porque se diz contrário ao Concílio Vaticano II