segunda-feira, 23 de junho de 2014

Novo encontro dos Franciscanos da Imaculada com Papa Francisco.

Segundo informa o blog do vaticanista Andrea Tornielle, o Papa Francisco teve um encontro "de uma hora e meia" com sessenta frades da congregação dos Franciscanos da Imaculada. Esteve presente ao encontro o comissário-interventor Frei Fidenzio Volpi.

Não é segredo para ninguém a grande perseguição que os franciscanos vem enfrentando nas mãos de Fr. Volpi. As vozes críticas ao tratamento quase soviético a que os franciscanos da imaculada foram submetidos se perguntavam até onde o Papa Francisco estaria informado sobre tal prática. Tornielle responde:

"(...) Em seguida, perguntaram a Francisco sobre os temas mais espinhosos sobre a vida interna do Instituto. Papa Bergoglio se mostrou informadíssimo sobre tudo, seguindo de perto a questão e mostrou seu apreço pelo Fr Volpi, refutando, assim, que as ações do governo do comissário e sua equipe são tomadas sem o seu conhecimento."

Aqui se vê que a linha soviética de intervenção dentro da Ordem é comandada por Volpi e com anuência plena do Papa da Misericórdia.

Chama atenção os frades presentes que, segundo Tornielle, era um grupo composto por estudantes de teologia e filosofia, noviços e alguns formadores. Na imagem que ilustra essa postagem o leitor pode ver bem a figura de um Frade barbudo, o segundo no canto direito; é Fr Angelo Mary Geiger um dos frades dissidentes que, juntamente com Fr Afonso Bruno - nomeado como segundo em comando na congregação - denunciaram o fundador e o capítulo da Ordem ao Vaticano, dando início ao processo inquisitorial.

A presença de apenas "dissidentes" e noviços reforça a linha adotada pelo Vaticano (leia-se Volpi-Francisco) de destruir as vozes da comunidade e seu carisma original. Vários frades foram silenciados e/ou transferidos para diversos cantos do mundo, tendo sua influência sobre a ordem anulada. Como "espaços" devem ser sempre preenchidos, a meia dúzia de dissidentes assumiu o governo da ordem, suas editoras, estações de rádio, seminários e, sobretudo, as contas bancárias.

Muitos leigos ligados ao universo tradicional acusaram de imediato as intenções de transformação da ordem, até então um oásis de vocações e espiritualidade, em mais uma decadente comunidade de religiosos. A nomeação de Frei Fidenzio Volpi foi um sinal indicativo dessa intenção, sendo ele um membro de uma ordem decadente (franciscano capuchinho), estranho ao mundo tradicional. Torinielle informa que cerca de 40 frades pediram desligamento da ordem, a metade era composta de membros com votos temporários. Só isso já nos dá uma dimensão que a reestruturação e adaptação da ordem ao espírito mundano já começou. Tornielle não dá, no seu texto, muita importância para isso, mas num universo de 400 religiosos, 10% de perda na base é muito.

Uma questão sobre a interpretação do Concílio Vaticano II. Francisco voltou a expressar o seu apreço pelo trabalho do Arcebispo Agostino Marchetto, definindo-a como "a melhor hermenêutica" do Concílio. E então ele respondeu à acusação de que o Vaticano só seria um Concílio pastoral que resultou em dano à Igreja. O Papa disse que, embora fosse pastoral, contém elementos doutrinários e é um concílio Católico, reiterando a linha da hermenêutica da reforma na continuidade da Igreja um tema apresentado por Bento XVI em seu discurso à Cúria Romana em dezembro de 2005. Ele então lembrou que todos os concílios causaram alvoroço e reações, porque o diabo "não quer que a Igreja fique mais forte." Ele também disse que devemos ir em frente com uma hermenêutica teológica e não ideológica do Concílio Vaticano II.
O que dizer, por exemplo, dos Franciscanos brasileiros que ainda insistem em imprimir e financiar livros de Leonardo Boff, ou das inúmeras irmãs de caridade norte-americanas que suportam o aborto? Ou ainda os Dehonianos brasileiros, uma congregação que abandonou a intenção de formar sacerdotes para formar padres cantores e autores de livros de auto-ajuda? Se não há intervenção, nem mesmo uma única carta de admoestação, presumimos que eles fazem "hermenêutica teológica" do Vaticano II, ou estamos enganados?

Arremata Tornielle:

No final, o Papa cumprimentou pessoalmente todos os presentes. Dois deles expressaram preocupações no tratamento sofrido pelo fundador Stefano Manelli. Um destes dois seminaristas alguns dias após a reunião anunciou sua decisão de deixar o noviciado, porque se diz contrário ao Concílio Vaticano II

8 comentários:

Anônimo disse...

Danilo Papa é e deve ser Papa, seja misericordioso ou , não, é por que tal comunidade religiosa anda fora da linha só pelo fato de ser tradicional não deva ser severamente .
Disciplina é disciplina e ponto final seja com Pio X, Pio XII ou Francisco Papa deve agir como Papa na hora de corrigir, Luis Augusto.

Danilo disse...

Então me diga Luis Augusto, o que exatamente o Papa Francisco deve corrigir nos Franciscanos da Imaculada?
Francisco - como outros papas antes dele - deu mostras de uma flexibilidade imensa com aqueles que visivelmente precisavam de correção. Não os corrigiu, mas pelo contrário, beijou-lhes as mãos.
O que falta na disciplina dos Franciscanos da Imaculada? Ou será, Luis Augusto, que eles devem ser severamente corrigidos porque são tradicionais?
Cuidado com a idolatria do Papado, caro Luis Augusto. Não podemos, como católicos de bem, endossar uma tirania pontifícia em nome de uma suposta (e deformada) noção de obediência. Isso não é católico!
Francisco, Braz de Aviz ou Volpi não deram qualquer explicação para a intervenção. Pelo contrário, o que vemos é justamente uma atitude desproporcional contra uma ordem piedosa.

Anônimo disse...

Caro Danilo eu não idolatro o PAPA, TAMBEM ME BATO CONTRA ALGUNS TRADICIONALISTAS QUE IDOLATRAM ATÉ HOJE BENTO XVI. FECHANDO OS SEUS OLHOS PARA OS SEUS ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DO VATICANO, SÓ VEJO QUE ALGUNS TRADICIONALISTAS ESTÃO SE SEPARANDO IDEOLOGICAMENTE DE ROMA E ISSO É MUITISSIMO PERIGOSO. SIM OS FRANCISCANOS DEVEM SER PUNIDOS SIM , DA MESMA FORMA QUE JOSEPH RATZINGER PUNIU O HERETICO FREI BOFF. CARO DANILO AS LETRAS EM CAIXA ALTA NÃO SÃO FALTA DE EDUCAÇÃO MINHA E QUE ESQUECI MEU TECLADO CONFIGURADO ASSIM DESCULPE AMIGO, TENHA UM BOM DIA ,LUIS AUGUSTO.

Anônimo disse...

caro Danilo Parece-me que não entendeste o que eu quis dizer!
Primeiramente não vim neste humilde post defender nenhuma idolatria Papal, alias essa afirmação do amigo me parece até discurso protestante da assembléia de Deus.Ainda por cima com o Papa Francisco que defende a colegialidade na Igreja ai mesmo que a idolatria Papal defendida por maioria dos tradicionalistas vai por terra, Quanto a vossa pergunta eu responderei sem minimos rodeios SIM SERÃO CORRIGIDOS POR QUE SÃO TRADICIONAIS ,e daí, tradicionais não cometem erros? tradicionais não estão sob o jugo de Roma ? ora ora Danilo não coloque palavras na boca de quem as não falou, Não preciso tomar cuidado nenhum com a idolatria do papado e nem preciso que o amigo me lembre disso já sou bem grandinho.Da mesma forma que Boff foi punido por cometer exageros na TL, os Franciscanos tambem podem e devem ser punidos com todo o rigor se cometerem exageros de tradicionalismo, como não aceitar o vaticano II por exemplo, Não se trata de idolatria ou de tirania mas o Papa é o Papa e ponto final no momento em que achar necessario sua mão pesara doa a quem doer, seja a este humilde comentarista ou seja ao importante moderador deste blog. Luis Augusto.

Anônimo disse...

"SIM OS FRANCISCANOS DEVEM SER PUNIDOS SIM , DA MESMA FORMA QUE JOSEPH RATZINGER PUNIU O HERETICO FREI BOFF"

Eu ia perguntar o por quê, mas daí li o comentário com o teclado do rapaz devidamente consertado...

Olha garoto (que não conheço e pode até ser um senhor que fale como um moleque), você não sabe de nada, não sabe da missa a metade. Leonardo Boff levou um singelo "pito" do Santo Ofício, que lhe serviu para toda a glória mundana que alcançou em seguida. A Igreja toda sabia que quando ele entrava num avião em direção à Roma, com passagem paga pelo Santo Ofício, era para ser dissuadido de suas idéias tolas pelo cardeal Ratzinger, o processo era abertíssimo e não deu em nada, já que o barbudo quis sair por conta própria. Não existe analogia alguma com o caso dos F.I., que sob as aparências de um rotineiro procedimento vaticano, é na verdade um acuamento e demolição de uma congregação tradicionalista que, por sua pujança, despertou o ódio e a inveja nos falidos setores progressistas. Assim que ascenderam o poder, puseram sua vingança em prática. Aliás, tudo neste pontificado parece mover-se sob a dissimulação e a vingança.

Você confessa com vigor a sua papolatria: "mas o Papa é o Papa e ponto final no momento em que achar necessario sua mão pesara doa a quem doer". Você justificaria sem problemas as orgias sexuais de João XII e Alexandre VI, porque são papas apesar de estarem pecando PUBLICAMENTE contra o VI Mandamento da Lei de Deus. O Papa não pode passar por cima dos dogmas nem dos mandamentos, e nem pode cometer injustiça contra religiosos que não fizeram coisa alguma além de serem católicos.
Não há notícia de que os F.I. tenham feito rejeição pública e explícita do CV II, isso é coisa da sua cabecinha de papólatra apaixonado. Negar ou aceitar um Concílio que não decretou DOGMA NENHUM é o mesmo que regar a horta antes da chuva: NADA! O que é certo e notório é que DEPOIS deste Concílio a Igreja entrou numa guinada livre em direção ao fracasso como nunca em sua história bimilenar. Um Papa que suspendesse as determinações deste Concílio pastoral não feriria em nada a doutrina.

O "crime" dos Franciscanos da Imaculada foi mostrar em FATOS que o progressismo conciliar é um fracasso, não converte ninguém, não entusiasma jovens, e não leva a Igreja a lugar algum senão à auto-destruição. Por isto estão sendo punidos.

Conselho, rapaz: reze e estude, mas reze também para conseguir entender alguma coisa, pois o sr. nos dá clara mostra de que não entende nada.

PEDRO PELOGIA

Anônimo disse...

Senhor Pedro Qual é a sua profissão e qual e seu papel na Igreja???? hein quando voce me responder quais suas capacidades intelectuais poderemos começar um debate civilizado, caso o senhor Palógia tenha capacidade para isso, o que não parece bem o caso.

Anônimo disse...

Um dos grandes erros dos fundamentalistas é achar que acreditar em “verdades” basta. Esta, ainda que seja uma fé aparentemente ortodoxa, ainda não fé madura, pois as verdades, ou seja, os dogmas, são balisas que nos apontam aonde esta O CAMINHO VERDADEIRO PARA A VIDA: Jesus. Amadurecer na fé significa aderir à pessoa de Jesus. O Espírito vai realizando em nós uma obra de santificação, ou seja, vai nos cristiformizando, até podermos dizer com Paulo: Já não sou eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim. Sem este processo de amadurecimento na fé, professar verdades pode ser usar uma maquiagem como aquela que Jesus criticou nos fariseus: SEPULCROS CAIADOS!!!

Anônimo disse...

Rapaz, você não sabe sequer pôr pontuação num texto, e quer falar da minha "capacidade intelectual"? Perto da vossa ela vai muito bem, obrigado! Próximo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...