terça-feira, 1 de julho de 2014

A renúncia de Francisco

Numa entrevista concedida recentemente ao jornal espanhol La Vanguardia, o Papa Francisco abordou a questão da renúncia pontifícia:

O Papa Bento fez um gesto muito grande. Ele abriu uma porta, criou uma instituição, que é aquela de um eventual Papa emérito. 70 anos atrás não havia bispos eméritos. Hoje quantos existem? Bom, como vivemos mais tempo, chegamos a uma idade onde não podemos seguir adiante com as coisas. Eu arei o mesmo que ele, pedirei ao Senhor que me ilumine quando chegar o momento e que me diga o que devo fazer e tenho certeza que Ele me dirá.
Vários vaticanistas e alguns padres blogueiros, dentre eles o famoso padre americano Pe. John Zuhlsdorf, viram nas palavras de Francisco não só uma porta aberta a uma possibilidade futura, mas uma certeza escancarada que o papa argentino renunciará. Alguns apontam a idade de 80 anos como provável, o que nos deixaria com mais 4 anos de papado franciscano e três papas vivendo no Vaticano (embora Francisco tenha dito que pretende regressar à Argentina e se retirar num asilo para padres idosos de Buenos Aires).

Bento XVI ao lado do caixão de Celestino V
Um sinal que não conseguimos interpretar
Dadas as evidências podemos dizer que nenhum Papa reformou tanto o Papado quanto Bento XVI! As consequências dessas reformas serão sentidas e assimiladas com o tempo, mas pessoalmente eu não acho que serão positivas para a própria instituição do Papado e o seu exercício, já difícil, no mundo.

Um outro indício da futura renúncia de Francisco seria a visita que o Papa fará à região de Molise, na Itália, no próximo sábado. Francisco, entre outros apontamentos, fará a proclamação do Ano Jubilar Celestiniano, em homenagem ao Papa Celestino V, então o último papa a renunciar até fevereiro de 2013. Vale lembrar que Bento XVI prestou homenagem a Celestino V, impondo-lhe o seu antigo pálium pontifício. Recentemente Francisco trocou de pálium e talvez a história se repita.

Certezas sobre o futuro não as temos. Mas é importante ficarmos atentos aos gestos, sobretudo os de Francisco, e aos sinais dos tempos. Uma coisa é certa - o Papado não é mais o mesmo depois dessa grande papa reformador e de gestos repletos de significados chamado... Bento XVI.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seria tão bom se Bergoglio renunciasse. Pior não ficaria, caso não haja cardeal melhor neste deserto de homens e teólogos que é a Igreja pós-conciliar.

Anônimo disse...

Carissimo Danilo, Salve Maria, Depois do golpe de estado sofrido por Bento XVI, na minha humilde opinião a renuncia foi um golpe mui bem orquestrado,O Papado monarquico chegou ao seu fim.

Anônimo disse...

Ja é sabido por todos que Francisco renunciara aos 80 anos. Só vou evitar de citar nomes para possiveis sucessores, Isso é prerrogativa do Espirito Santo. Luis Augusto.

Anônimo disse...

Caro Anonimo quem sabes tu não é algun bispo querendo ser papa , hahahah, ai pior sim a de ficar hahahahaah

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...