O Papa Bento fez um gesto muito grande. Ele abriu uma porta, criou uma instituição, que é aquela de um eventual Papa emérito. 70 anos atrás não havia bispos eméritos. Hoje quantos existem? Bom, como vivemos mais tempo, chegamos a uma idade onde não podemos seguir adiante com as coisas. Eu arei o mesmo que ele, pedirei ao Senhor que me ilumine quando chegar o momento e que me diga o que devo fazer e tenho certeza que Ele me dirá.Vários vaticanistas e alguns padres blogueiros, dentre eles o famoso padre americano Pe. John Zuhlsdorf, viram nas palavras de Francisco não só uma porta aberta a uma possibilidade futura, mas uma certeza escancarada que o papa argentino renunciará. Alguns apontam a idade de 80 anos como provável, o que nos deixaria com mais 4 anos de papado franciscano e três papas vivendo no Vaticano (embora Francisco tenha dito que pretende regressar à Argentina e se retirar num asilo para padres idosos de Buenos Aires).
Bento XVI ao lado do caixão de Celestino V Um sinal que não conseguimos interpretar |
Um outro indício da futura renúncia de Francisco seria a visita que o Papa fará à região de Molise, na Itália, no próximo sábado. Francisco, entre outros apontamentos, fará a proclamação do Ano Jubilar Celestiniano, em homenagem ao Papa Celestino V, então o último papa a renunciar até fevereiro de 2013. Vale lembrar que Bento XVI prestou homenagem a Celestino V, impondo-lhe o seu antigo pálium pontifício. Recentemente Francisco trocou de pálium e talvez a história se repita.
Certezas sobre o futuro não as temos. Mas é importante ficarmos atentos aos gestos, sobretudo os de Francisco, e aos sinais dos tempos. Uma coisa é certa - o Papado não é mais o mesmo depois dessa grande papa reformador e de gestos repletos de significados chamado... Bento XVI.