sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Anéis do Próximo Consistório - Fevereiro 2012

Segundo o Vaticano Insider, através das especulações de Sandro Magister, afirma que em fevereiro de 2012 um novo consistório será convocado pelo Papa Bento XVI para a criação de novos cardeais votantes, a maioria da Cúria Romana.

O número de purpurados italianos e curiais é enorme, uma vez que, segundo a regra não escrita, só é elevado ao cardinalato um bispo cujo antecessor, se for um cardeal, já tenha completado 80 anos e perdido automaticamente o direito ao voto num conclave futuro.

Magister informa que talvez uma ou outra exceção possa ser admitida, como é o caso do arcebispo de Nova York e do atual arcebispo de Praga , onde seus predecessores completarão 80 anos poucos meses após o consistório. Sobretudo no caso de Nova York, que se converteu na coluna vaticana dentro dos EUA, a elevação de Dom Dolan ao cardinalato pouco antes da completa aposentadoria do seu predecessor pode ser vista como um carinho especial do Papa com o arcebispo que é o atual presidente da Conferência de Bispos dos EUA e um dos grandes defensores da doutrina social e moral da Igreja num país ameaçado pelo obamamunismo. Criar o arcebispo de NY cardeal seria enviar uma mensagem direta aos bispos titubeantes.

A lista dos novos cardeais Curiais:

Fernando Filoni
Congr. Propaganda Fide
Domenico Calcagno
Administração do Patrimônio da Santa Sé
Giuseppe Versaldi
Prefeitura dos Assuntos Econômicos
 Giuseppe Bertello
Pres. do Governatorato
João Braz de Aviz
Congr. para os Religiosos
Edwin F. O’Brien
Mestre da Ordem do Santo Sepulcro
Santos Abril y Castello
Arcipreste de Santa Maria Maior

Francesco Coccopalmerio
Cons. Textos Legislativos
Rino Fisichella
Cons. para a Nova Evangelização


A estes são acrescentados outros nomes "quase" certos:

Rainer Maria Woelki
Arcebispo de Berlim
Thomas C Collins
Arcebispo de Toronto
Willem J Eijk
Arcebispo Católico de Utrecht
Bechara Rai
Patriarca dos Maronitas
George Allencherry
Arcebispo Maior Sírio-Malabar
Ainda de acordo com Magister, os anéis cardinalícios já foram encomendados ao ateliê de ourivesaria dos irmãos Savi. Até hoje o modelo adotado para os anéis dos cardeais criados por Bento XVI era o mesmo usado pelo Papa João Paulo II - um retângulo de ouro trabalhado onde se colocava um crucifixo.


Agora, contudo, o modelo encomendado seria ligeiramente diferente, em formato de cruz. Talvez um pouco parecido com o anel do pescador usado por João Paulo II.


Os irmãos Savi, assim como a tradicional família Gammarelli, são responsáveis pelo fabrico artesanal das peças usadas pelo Papa. Foram eles os responsáveis pela criação da ferula que Bento XVI começou a usar, totalmente baseada no modelo de Pio IX e bem diferente da trágica imagem que João Paulo II trazia do crucificado numa posição um tanto desagradável. A ferula dos irmãos Savi segue o mesmo padrão da usada por Pio IX, mas é quase 400g mais leve, o que facilita o manuseio para um papa de quase 85 anos.

 


Um comentário:

Luiz Rocha disse...

Mais um entra no pálio pra receber o barrete vermelho: Dom Manuel Monteiro de Castro, arcebispo-titular de Beneventum e nomeado penitenciário-mor da Penitenciária Apostólica em 5 de janeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...