terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Missa Afro em Pelotas - Sacrilégio



A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canguçu, arquidiocese de Pelotas (RS), realizou a sua "tradicional" (com t minúsculo) missa afro em honra aos negros, no dia Nacional da Consciência Negra.

Infelizmente, para nós católicos, não há novidade alguma nisso. De fato o dia 20 de novembro é data magna para a celebração deste tipo de rito. Na minha própria paróquia fui surpreendido com uma dessas. Na verdade eu já sabia que haveria missa afro, mas naquele nefasto domingo eu simplesmente me esqueci do fato e caminhei normalmente à missa. Quando lá cheguei, ao ver o exército de Ministros da Eucaristia (ordinários e extraordinários) trajando roupas estampadas, me lembrei... tive vontade de correr, mas me recolhi na capela do santíssimo durante todo o "rito", com terço na mão pedindo perdão. Ninguém entendeu nada, ao me ver solitário na capela (e no escuro! porque os MEC's apagaram a luz e me deixaram rezando no escuro!)... longe da festiva comunidade. Minha diocese é um caso humanamente perdido. Mas ela não é o assunto deste texto.

Em Pelotas, por sua vez, a missa afro não foi apenas um momento de introduzir todo tipo de esquisitice macumbática no rito. Não! Ela precisava ir mais além, ultrapassar as fronteiras do abuso litúrgico para se transformar em irreverência direta ao Santíssimo Sacramento. Vamos às fotos.


Participantes mostram cartazes com os
objetivos da missa. Detalhe para o altar... no chão

Padre (centro) ensaia as últimas músicas

Padre conduz seus fiéis ao som do tambor
Também é muito importante a utilização dos tambores em rituais religiosos, sobretudo nas religiões afro-brasileiras, tais como o Candomblé, Umbanda, Batuque, Xambá e Tambor-de-Mina, onde são chamados de atabaque, ilú, ngoma, inhã dependendo da nação. Não só são utilizados para acompanhamento dos cânticos e danças, mas assumem também um papel sagrado de ligação com as divindades. [Wikipédia]


Detalhe para o "altar" já com o cálice
no chão!

Epístola


Ofertório
O sagrado Cálice está bem no canto da imagem

Agora começa o problema (agora?)

Fração do Pão


Momento da comunhão

Nenhuma preocupação. Puro e simples sacrilégio
 Aqui é preciso fazer uma pausa. Para aqueles que ainda não estão comovidos com o sistemático abuso da liturgia e a irreverência ao Santíssimo Sacramento (se é que essa missa foi válida, porque podemos com justiça desconfiar da intenção do pai de santo padre...). Por tudo o que você vê nas fotos, especialmente nas últimas, sabemos que a matéria usada nesta missa foi um pão caseiro, que produz muitas partículas. Após a consagração (se é que foi válida...) esse pão se torna o precioso Corpo de NS Jesus Cristo. Cada pequena partícula, mínimo pedaço desta hóstia é real e verdadeiramente NS Jesus Cristo, presente com sua Alma e Divindade. É por isso que os católicos conservadores se opõem com força à comunhão na mão, pois por mais cuidadoso que você seja, sempre ficará com "pedacinhos" da hóstia na mão.

Agora seja sincero e me responda se há qualquer reverência para com o sacramento, se ha qualquer cuidado com o momento da comunhão!(?). Quantas hóstias não caíram no chão durante esta "missa" e foram pisadas! Miserere!


Religiosa parte "na unha" o Corpo de NS Jesus Cristo

As demais fotos podem ser observadas aqui.

É realmente lamentável ver como o respeito e o amor pelo Sacramento do Altar estão desaparecendo em algumas localidades. A fé na presença real é nula, pois se existisse alguma chama dessa fé, jamais se permitira fazer o que foi feito em Pelotas. Profanação, sacrilégio!

E coisas assim aconteceram por todo o país, na onda do dia da Consciência Negra. Quantas profanações, quantas irreverências cometidas por sacerdotes que deveriam ser os primeiros a demonstrar e transmitir ao povo cristão o amor e o temor pelo sacramento.

Como não pensar, olhando tamanho absurdo, na mensagem cheia de dor de Nossa Santíssima Mãe:

Os sacerdotes, ministros de meu Filho, pela sua má vida, sua irreverência e impiedade na celebração dos santos mistérios, pelo amor do dinheiro, das honrarias e dos prazeres, tornaram-se cloacas de impureza.
Sim, os sacerdotes atraem a vingança e a vingança paira sobre suas cabeças. Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus, que pela sua infidelidade e má vida crucificam de novo meu Filho!
Os pecados das pessoas consagradas a Deus bradam ao Céu e clamam por vingança. E eis que a vingança está às suas portas, pois não se encontra mais uma pessoa a implorar misericórdia e perdão para o povo. Não há mais almas generosas, não há mais ninguém digno de oferecer a vítima imaculada ao [Pai] Eterno em favor do mundo
”.
Mensagem de Nossa Senhora de La Salette 

13 comentários:

Anônimo disse...

Alguns endereços úteis para denúncia:

SEGRETERIA DI STATO DELLA SANTA SEDE

Eminência Reverendíssima Dom Tarcisio Cardeal Bertone
Palazzo Apostolico Vaticano
00120 Città Del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
1ª Seção Tel. 06.6988-3014
2ª Seção Tel. 06.6988-5364
e-mail: vati026@relstat-segstat.va; vati023@genaff-segstat.va ; vati032@relstat-segstat.va

CONGREGAZIONE PER LA DOTTRINA DELLA FEDE
Eminência Reverendíssima Dom William J. Levada, Prefeito desta egrégia Congregação,
Palazzo del Sant’Uffizio, 00120 Città del Vaticano
E-mail: cdf@cfaith.va – Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088

CONGREGAZIONE PER IL CULTO DIVINO E LA DISCIPLINA DEI SACRAMENTI
Eminência Reverendíssima Dom Antonio Cardeal Cañizares Llovera, Prefeito desta egrégia Congregação,
Palazzo delle Congregazioni
Piazza Pio XII, 10
00120 CITTÀ DEL VATICANO – Santa Sede – Tel. 06-6988-4316 Fax: 06-6969-3499
e-mail: cultidiv@ccdds.va; vpr-sacramenti@ccdds.va

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
Palazzo delle Congregazioni, 00193 ROMA, Piazza Pio XII, 3 – tel: (003906) 69884151, fax: (003906) 69884845, Email: clero@cclergy.va

Cardeal Serafim Fernandes de Araújo – ARCEBISPO EMÉRITO DE BELO HORIZONTE
domserafim@fjfa.org.br

NUNCIATURA APOSTÓLICA – DOM LORENZO BALDISSERI
Av. das Nações, Quadra 801 Lt. 01/ Cep 70401-900 Brasília – DF
Cx. Postal 0153 Cep 70359-916 Brasília – DF
Fones: (61) 3223 – 0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224 – 9365
E-mail: nunapost@solar.com.br

OBLATVS disse...

Danilo,

Não houve missa; nem mesmo simulação, pois esta suporia imitação.

O que se vê na foto é simplesmente um rito sincrético em que se destacam os idealizados aspectos "afros" e restam mínimos acenos ao rito cristão. Portanto, não se preocupe, pois não houve sacrilégio. Houve muita enganação, com os fiéis que, em sua maioria, aceitam passivelmente que os padres realizem as mais bizarras idiotices.

Pe. Clécio

Axel Antunes disse...

Cala essa boca, por favor.
As pessoas estão felizes, envoltas em uma atmosfera de alegria, e ainda mais, louvando seja lá quem for, e professando a sua fé.
Em temos de caos, qualquer manifestação benigna, qualquer agrupamento de pessoas que juntas, não pratiquem o mal, DEVE ser incentivada, as pessoas devem ser incentivadas a fazer o bem acima de qualquer coisa.
E você me vem com esse papo de sacrilégio?
É por isso que todas as instituições religiosas perdem espaço entre os jovens.
Por idiotas e fanáticos como você, que desestimulam a adaptabilidade dos ritos, que de tão ultrapassados, vão deixar de existir, ou talvez só existam para quem acha que imagens, símbolos e rituais, são mais importantes que ações praticas de cunho absolutamente benigno.
Vai te tratar.

Anônimo disse...

Denunciar? Para Roma? Roma também compactua com a profanação,com a dessacralização. Não perca tempo. Nossa única arma é rezar e suplicar à Deus que tenha misericórdia de nós e abrevie este tempo tenebroso em que vivemos.

Rodrigo

Danilo disse...

Espero que não tenha sido uma missa de fato! Contudo, o veneno espalhado nas almas é muito forte justamente por conta das mais bizarras idiotices.
E a arquidiocese de Pelotas estampa a galeria de fotos em sua página principal, ou seja, compactua direta ou indiretamente com essas idiotices! Lamentável!

O sincretismo é um dos nossos maiores problemas, como católicos brasileiros. E não deveria ser, já que o Brasil sempre foi católico e permanece sendo católico em sua maioria.

Quanto menor a comunidade de fiéis, mas coesa e radicada na sua [própria] fé ela se torna, o que é uma ironia, porque deveria ser justamente o contrário.

Só nos resta rezar! Rezar para que "qualquer manifestação benigna" das mais bizarras idiotices não se repita e que os católicos brasileiros sejam católicos, sem misturas.

Danilo disse...

Amanhã tem mais uma postagem sobre missa afro! Infelizmente!!!

Francisco de Assis Lima disse...

Isso não é missa católica, nem este cretino é padre nem esses idiotas são católicos. São todos profanadores e filhos de satanás. Algum católico tem dúvida disto?

Anônimo disse...

Não se precipitem! Aposto que quando o Deus lo Vult souber disso vai dar uma explicação muito piedosa para todo o ocorrido. Então nada de juízos temerários, pessoal!

Anônimo disse...

Duvido que se possa chamar isto de "Missa" !!


Vanderley

Felipe disse...

Resposta a Axel Antunes:
Axel, eu te conheço pessoalmente e acompanhei o teu trabalho como Coroinha na comunidade. Lamento profundamente esta tua posição tão relativista e cega. De fato, as pessoas têm o direito de se sentir bem e felizes, professando a sua fé. MAS NÃO PROFANANDO, DESTRUINDO E DESSACRALIZANDO O SAGRADO DESSA FORMA, O CULTO CATÓLICO E O PIOR, AS ESPÉCIES CONSAGRADAS!

Por enquanto, Axel, vamos fingir que tu acreditas realmente na PRESENÇA REAL DE JESUS NA SANTÍSSIMA EUCARISTIA, COM SEU CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE. Pois se acreditastes mesmo, tu não deixarias por o Rei no chão, em cima de panos, com rituais pagãos, não é mesmo? E se fosses uma pessoa ao menos "civilizada", já nem digo cristã, compreenderias que símbolo e simbologia é Sagrado tanto como algo consagrado a Deus, quanto a sensibilidade humana para o compreendê-lo. De fato, não adianta símbolos e simbologias enquanto o coração está impuro e cheio de abominações. Mas para lá, me diz o que tem no coração uma pessoa que, tendo consciência e formação (no caso do "Sacerdote") pratica uma atrocidades dessas com Jesus na Eucaristia? "A Lei da Oração é a Lei da Fé", eu professo na Liturgia aquilo que acredito, que me foi revelado o que vivo, ou então, procuro viver. Agora esse tipo de ritual jamais expressará a Fé Católica na Santíssima Eucaristia, pois nem mesmo tem fundamento da Doutrina dos Apóstolos. Sem mais, ainda te digo que é por essas atitudes irreverentes de folclore, deboche, brincadeira na Igreja é que afasta os jovens mais e mais da Santa Igreja Católica Apostólica Romana rumo às religiões neo-pentecostais, protestantes ou se revoltam contra o Magistério da Igreja, ou então, tornam-se definitivamente ateus.
Repense os seus conceitos, Axel.

Irmão vosso em Cristo,
Felipe Silva do Nascimento.

Axel Antunes disse...

É uma pena que realmente penses assim, mas respeito qualquer posicionamento, desde que seja honesto.
Peço desculpas pelo tom grosseiro da primeira postagem, pois fiquei momentaneamente irritado com a absoluta falta de virtuosismo e sentido, que o meu ponto de vista atribui a tua interpretação.

Que consigas continuar a professar a tua fé da tua maneira.

Um Abraço.

*Ah, não, não acredito em absolutamente nada disso, que tu fingiu que eu acreditava.

Tenho um carinho enorme pelo tempo que passei dentro da igreja, pelas pessoas, pelas memórias e por todo aprendizado humanístico(por incrível que pareça) e tenho um respeito absurdo por todos os "crentes" honestos(raríssimos). Aqueles que REALMENTE professam em conduta, aquilo que acreditam. Seja o que for.
Ademais, encontrei um caminho espiritual fora de qualquer religião ou prática exotérica, e me sinto mais feliz do que nunca.
Só fico triste quando vejo esse tipo de segregação mental, transcrita e exposta ao público.


Axel Antunes
Irmão vosso, da mesma espécie.

Roberto Oliveira disse...

E, enquanto isso, em Corumbá, nosso Bispo é bombardeado pela mídia por fazer o certo...

http://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=39383

Anônimo disse...

Misericórdia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...