quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Bélgica segue a Áustria: padres e leigos pedem reformas à Igreja

A onda reformista da Igreja também investiu contra a Bélgica. "Em solidariedade aos fiéis da Áustria, da Irlanda e de muitos outros países", mais de 50 padres e leigos flamengos publicaram, no dia 19 de outubro, um manifesto em que pedem aos seus bispos reformas urgentes.


A reportagem é da revista JA - Die Neue Kirchenzeitung, 04-12-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.


Como no Apelo à desobediência da Pfarrer-Initiative, no novo apelo também se pede: a admissão dos divorciados em segunda união à comunhão, a ordenação de mulheres e homens casados e a pregação dos leigos. Fazem parte dos signatários, dentre outros, Roger Dillemans, reitor honorário da Universidade Católica de Leuven,Paul Breyne, desde 1997 governador da província dos Flandres ocidentais, que conta com 1,2 milhão de habitantes, além de Trees Dehaene, ex-presidente do Conselho Pastoral Interdiocesano, e os eminentes padres John DekimpeIgnace DewitteStaf Nimmegeers.


Os promotores pedem para que todos os fiéis que compartilham as suas preocupações assinem o manifesto. Eles estão convencidos de que aquilo que eles estão pedindo pode contar com um "amplo apoio em todas as nossas dioceses". "Também estamos convencidos de que, se tomarmos a palavra, como fiéis, os bispos vão ouvir e estarão prontos para levar adiante o diálogo sobre essas reformas urgentemente necessárias".


Até sexta-feira, 25 de novembro, 4.572 pessoas já haviam assinado o manifesto [o número, nesta quarta-feira, 30 de novembro, já estava em mais de 6 mil]. Cerca de 75% dos 11 milhões de belgas são católicos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...