Dom Charles Morerod, OP, foi sagrado bispo na catedral da diocese de Lausana, Genebra e Friburgo na Suíça, pelas mãos do cardeal Georges Marie Cottier na presença de bispos de toda a Suíça, do Cardeal Willian Levada, Prefeito para a Doutrina da Fé e de mais de 300 sacerdotes da diocese.
Em novembro deste ano Frei Morerod foi nomeado para a diocese de Friburgo após 13 de vacância por conta do falecimento do antigo ordinário, Dom Bernard Genoud.
O agora bispo Dom Charles Morerod foi reitor da Universidade Pontifícia Santo Tomás de Aquino (Angelicum), uma das mais prestigiosas de Roma. Foi também secretário geral da Comissão Teológica Internacional, cujo presidente é o Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Dom Morerod integrou também um outro grupo, muito mais reservado: o time de especialistas em teologia que conduziu as conversações doutrinais sobre o Concílio Vaticano II com a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X.
Por isso mesmo a sua nomeação para a Suíça, lar do quartel-general da Fraternidade, é significativa. Visa dar uma mostra de confiança por parte da Santa Sé aos membros da Fraternidade, garantindo bispos mais ortodoxos e tolerantes aos lefebvrianos.
Podemos deduzir que outras nomeações na mesma linha serão feitas num tempo mais ou menos breve em dioceses centrais no relacionamento FSSPX-Vaticano. São movimentos que visam o longo prazo e não uma reconciliação imediata. Por isso mesmo cabe muita paciência e prudência.
Rezemos!