segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CNBB, Montfort, RCC e Missa Afro - Confusão Geral


Quem já foi a um restaurante "self-service" já deve ter feito as combinações mais bizarras na composição dos pratos. E não minta! Você pode achar cafona, "pobre" ou qualquer outra coisa, mas você já foi a um bom restaurante por quilo e, se duvidar, deve até ter uma lista dos locais prediletos.

Muitos católicos estão se tornando "católicos self-service", ou seja, estão escolhendo aquilo que querem ou não da sua fé, colocando no "seu prato" pequenas porções que se adaptam ao seu próprio gosto. Às vezes as combinações resultam em "catolicismos" cada vez mais estranhos.

O católico "self-service" é uma triste caricatura. Nele há, talvez, uma devoção à Maria, mas nenhum respeito para com a presença real. Há, quem sabe, uma simpatia com a Doutrina Social da Igreja, mas nenhuma paciência para a doutrina moral. E poderíamos tecer inúmeras situações.

Em alguns casos as combinações são tão surreais e antagônicas que, se não pudéssemos comprová-las, soariam como mera fantasia.

Uma delas é o caso do blog da diocese gaúcha do "Rio Grande". Na sua notícia do dia 21/11/11 há um breve relato sobre uma Missa Afro em comemoração ao dia da Consciência Negra.


Lendo sobre a grande besteira que fizeram com o rito romano, uma coisa me saltou aos olhos e pediu este pequeno post. Ao lado, bem ao lado da notícia sobre a missa afro [!] estava uma relação de links e páginas recomendadas pela diocese do Rio Grande. Dentre os links: Vaticano, CNBB, RCC, Montfort e Cáritas!


Recomendar, numa mesma página, o Vaticano, a CNBB, a RCC, a Montfort e a Cáritas é uma demonstração máxima de diversidade de opinião e posição, é como se você fosse ao self-service e colocasse um pouco de tudo no seu prato, desde feijoada, passando por uma suculenta parmegiana e coroando com uma sopa fria de legumes e pizza! Que indigestão!


Seria cômico, se não fosse trágico.

Um comentário:

Felipe disse...

Jesus! Eu já tinha visto essa Danilo, mas na verdade, me faltou oportunidade pra avisar o Dom José Mário que o site Montfort era tradicionalista...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...